sexta-feira, 28 de maio de 2010

Três Estágios

Einstein escreveu um ensaio sobre religião e ciência na New York Times Magazine em 1930 no qual ele disse que a religião possui três estágios de desenvolvimento. Deus é entendido de formas diferentes em cada um destes estágios.

O primeiro estágio ele chamou de "Religião do Medo". Era a religião dos primitivos. O medo da fome, o medo do fogo, o medo dos animais, o medo do escuro. Foi o tempo dos rituais de sacrifícios. Deus era considerado severo e vingativo.

O segundo estágio ele disse que foi o da "Concepção Moral de Deus", no qual prevalece o desejo de orientação, amor e apoio. Os evangelhos do Novo Testamento são os grandes símbolos desta fase.

O terceiro estágio Einstein disse que é o do "Sentimento Religioso Cósmico". Segundo ele, é um conceito muito difícil de elucidar para as pessoas que não têm esse sentimento, uma vez que ele não comporta qualquer concepção antropomórfica de Deus. Ele disse ainda que os gênios religiosos de todas as épocas distinguiram-se por esse tipo de sentimento, que não conhece nenhum dogma e nenhum Deus concebido à imagem do homem.

E você, concorda com Einstein? Quem é Deus para você?

Um comentário:

  1. Belo texto, Adriano!

    Acredito a grande maioria das pessoas já está abandonando a idéia de um Deus concebido à imagem do homem.

    Abraço!

    ResponderExcluir