quarta-feira, 3 de março de 2010

Partícula de Deus

Bóson de Higgs. Este é o nome da sub-partícula ainda hipotética do átomo que vem sendo chamada de Partícula de Deus. Espera-se que ela seja a partícula fundamental responsável por explicar como a matéria se organiza no universo. Teoricamente, se não fosse por ela, os objetos sólidos seriam meros fantasmas de luz.

É para comprovar sua existência que foi construído o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Large Hadron Collider). Esta máquina gigantesca custou 3 bilhões de euros, tem 27 quilômetros de circunferência e foi construída a 100 metros de profundidade na fronteira entre a Suiça e a França. O Bóson de Higgs é muito efêmero, ele se combina rapidamente para formar outras partículas. Para observá-lo durante uma brevíssima fração de tempo, seré necessário acelerar protons até quase à velocidade da luz e chocá-los uns contra os outros para que se quebrem em sub-partes. O experimento é tão complexo que gera níveis de energia em torno de 7 trilhões de Volts e recria condições semelhantes ao Big Bang, a explosão que deu origem a todas as coisas.

O LHC já está sendo colocado em funcionamento novamente, depois de um longo período parado devido a uma quebra. Seus níveis de energia serão incrementados gradualmente, mas é possível que ainda neste ano tenhamos notícias do Bóson de Higgs. Alguns cientistas acreditam que pode estar aí a explicação para a matéria escura e a energia escura.

Mais uma vez, vamos comparar com o Livro dos Espíritos:

30. A matéria é formada de um só ou de muitos elementos?

“De um só elemento primitivo. Os corpos que considerais simples não são verdadeiros elementos, são transformações da matéria primitiva.”

32. De acordo com o que vindes de dizer, os sabores, os odores, as cores, o som, as qualidades venenosas ou salutares dos corpos não passam de modificações de uma única substância primitiva?

“Sem dúvida e que só existem devido à disposição dos órgãos destinados a percebê-las.”

 33. A mesma matéria elementar é suscetível de experimentar todas as modificações e de adquirir todas as propriedades?

“Sim e é isso o que se deve entender quando dizemos que tudo está em tudo!”


É para se pensar... Se a ciência está perto de descobrir o Bóson de Higgs, se teremos condições de entender melhor a matéria escura e a energia escura, se o mundo espiritual é formado por "substâncias" que escapam dos nossos sentidos e são derivadas de um tal fluido cósmico universal, então creio que todas essas coisas podem estar relacionadas. Acredito que teremos uma era de grandes descobertas daqui para frente, não apenas no campo da ciência, mas também no campo da espiritualidade. Neste sentido, quero encerrar com uma poesia que encontrei na internet sobre o assunto:

Titulo: Bóson de Higgs
Autor: Marcelo Roque
Acelero versos
como quem acelera partículas
Recrio silêncios e explosões
preencho com formas, supostos vazios
para que então,
nas entrelinhas das descobertas,
na ante-sala do Éden,
eu possa por fim
redescobrir a mim mesmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário