sábado, 27 de fevereiro de 2010

Lei do Progresso

Como mencionei a Lei do Progresso em uma postagem anterior, resolvi então tentar explicar um pouco melhor do que se trata. Como não sou nenhum grande especialista, vou explicar do meu jeito :--) Darei foco em alguns poucos pontos, os quais considero mais importantes. Embora o assunto tenha seu grau de dificuldade, tentarei ser bastante simples para facilitar o entendimento.

De modo geral, a Lei do Progresso fala sobre a marcha de todos os seres rumo à evolução. Contida no Livro dos Espíritos, ela menciona temas como civilização e legislação, abordando aspectos relacionados aos indivíduos e aos povos. Mas como se dá o progresso? Há dois tipos: o progresso intelectual, que acaba acontecendo mais rápido, e o moral. Avançando em intelecto, mas ainda ligadas a sentimentos tais como orgulho e egoísmo, as pessoas adquirem melhores condições materiais. Acumulam patrimônio, aproveitam a vida, enfiam o pé na jaca. É então que surge um baita vazio no peito. Dinheiro não traz felicidade, né?! Como consequência, as pessoas passam a buscar alegria junto da família, dos amigos, começam a ajudar os outros. Olha aí o progresso moral!!! E sabem por que o progresso intelectual vem antes? É ele que torna mais compreensíveis o bem e o mal. Como temos o direito ao livre-arbítrio, somos nós mesmos os responsáveis por escolher pensamentos e atitudes. "O homem está condenado à liberdade", já dizia o filósofo francês Sartre. A evolução moral está em escolher cada vez melhor, acertar mais e errar menos. Este é o mecanismo do progresso.

Bem, amigos! Espero que eu tenha sido claro e colaborado com a compreensão de vocês. Para finalizar, eu gostaria apenas de dizer que o processo todo de evolução ocorre em encarnações sucessivas em diferentes mundos ao longo de muito e muitos anos. Mas reencarnação e pluraridade de mundos são temas tão abrangentes que merecem suas próprias postagens. Fica pra próxima!

4 comentários:

  1. Primo,muito bom o blog!! Essa Lei do Progresso que vc mencionou me fez lembrar uma conversa que tivemos logo que a Livia nasceu e vc me disse que a vida era como uma escola e cada vez que reencarnamos é como se repetissemos de ano e voltassemos para aprender algo.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Fernanda. Eu estou ficando meio velho, minha memória dá umas fraquejadas, mas acho que me lembro desta conversa. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. pois é
    como pode não ?
    vencedores e um baita vazio no peito.
    também pudera ...
    foram buscar a felicidade no lugar errado!

    você pode procurar a felicidade no dinheiro, no poder, no cargo, no patrimônio, nos bens materiais, nos balcões dos bares, na noite, nos amigos, nas bebidas, nas drogas ...

    mas ela não está lá !
    não está em nenhum destes lugares

    você pode sim encontrar a felicidade na sua casa, na sua familia, nos seus filhos, na sua esposa, nos seus pais, nos pais da sua esposa, na família da sua esposa e mais tarde nos seus netos

    mas, a felicidade plena você vai ter que procurar dentro de você mesmo !

    até a próxima.
    Chiquito

    ResponderExcluir
  4. comentário 2

    mas, o que é a felicidade ?

    veja o que disseram os iluminados, os poetas, compositores :

    felicidade não existe, o que existe são momentos felizes (Odair José)

    nesta vida só se vive nove meses, o resto a gente morre (Moacir Franco)

    a felicidade mora na outra margem do rio e nem sempre a gente consegue atravessar a ponte (Antonio Marcos)

    felicidade é ter plena consciência de que vale a pena viver, de que vale a pena estar vivo (Augusto Cury)

    felicidade é um estado de espírito (acho que foi Ghandi)

    felicidade é um estado do ser (Osho)

    o homem tem a paz e não sabe, é só fechar os olhos e olhar prá dentro de si mesmo (Roberto Carlos)

    até a próxima que a Livia chegou.

    ResponderExcluir